sexta-feira, setembro 09, 2016

Dona Maria Grita: #ForaJanet #ForaFischer #ForaFed #ForaJuros

#Juros, #inflação e #PIB são três hormônios que mexem com o humor da economia nacional e mundial. A crise de 2008 jogou o planeta numa TPM permanente. Os BCs formulam doses de juros para tentar injetar equilíbrio ao corpo. No dia após dia real, essa "Tensão Pós Mercado imobiliário americano explodir" é controlada com políticas de arremessos de dadinho sobre a mesa do laboratório-cassino financeiro.
Dona Maria, Dona Mary, Dona Marie, Dona María gritam histéricas por uma solução no prazo da existência humana.
Dona #JanetYellen, presidente do BC americano (o Fed), não grita. Já o vice, sempre eles, #StanleyFischer, fala. E falou demais? O Temer de Janet disse que os juros básicos dos EUA podem aumentar não uma, mas duas vezes até os próximos fogos do réveillon de Copacabana.
São palavras contra fatos. O discurso de Fischer deve ter recuado com os números sobre emprego de agosto. Foram abaixo do esperado. O Sr. Mercado aposta agora que o presente de grego da Dona Janet só chega pouco antes do Natal deste 2016. Apenas um. Mas (em economia, há sempre um porém) o Sr. Mercado pode mudar de opinião agora.
Em Brasília, a notícia deve ter feito #IlanGoldfajn respirar aliviado e jogar flores no Lago Sul. O chef do BC também cultiva o sonho de ver o ex-vice de Dilma pôr logo em votação o ajuste fiscal, a pedra posta no caminho da queda da Selic. #AjusteSemImposto, grita o presidente do Fed brasileiro. Goldfajn treme só de pensar em novas alíquotas acelerando a inflação nacional.
A boa nova para Dona Maria vem do nariz dos analistas. No texto da última reunião do Copom, economistas e etc sentiram o cheiro de recuo da taxa no curto prazo. O hormônio da inflação estaria então se diluindo?
Preço também perturba o sono de Dona Janet. A presidenta do Fed ensaia elevar o limite de inflação para economia americana. Quer ganhar ingredientes para cozinhar e temperar a política monetária. Receita que desagrada Dona Mary, Dona Elizabeth, Dona Emily.... Elas armazenam as panelas para bater e gritar: Fora Janet! Fora Fisher!

Nenhum comentário: